Força Aérea Argentina recebe os primeiros drones AR-1F “Búho”. No final do mês de setembro, a Direção-Geral de Pesquisa e Desenvolvimento (DGIyD) e o Centro de Pesquisa Aplicada (CIA) da Força Aérea Argentina (FAA) iniciaram o processo de entrega para a Base Aérea Militar Chamical (BAM), província de La Rioja, dos primeiros Sistemas de Aeronaves Militares Pilotadas Remotamente (SAMIRP) modelo AR-1F “Búho” (“Coruja”, em espanhol).
O “Búho” é um SAMIRP Categoria I debaixo custo, equipado com motor elétrico, e autonomia de 40 minutos, destinado para treinamento de operadores nas manobras básicas de voos Com ele é possível realizar treinamentos de pousos e decolagens em pistas preparadas (ou não), navegação de curta distância (até 10 km), simulação de panes, além dos possuir alguns sensores que oferecerem uma visão básica das missões.
Em 2010 a CIA iniciou o desenvolvimento do SAMIRP Classe II “Vigia”, destinado para missões operacionais, em resposta a necessidade da Força Aérea Argentina em introduzir um Sistemas Não Tripulado na sua frota.
Com o “Vigia”, surgiu a necessidade da FAA equipar as Unidades Operacionais com um SAMIRP de baixo custo e alta disponibilidade, para treinamentos dos operadores. Desta forma, surgiu o “Búho”, que desde então passou por todos os ensaios de voo a que foram submetidos, tendo participado de exercícios simulados de emergência nuclear na Central Nuclear Embalse, bem como do Exercício Aukan, realizado na BAM Chamical no ano passado.
Durante a última semana de setembro, a equipe técnica da CIA ministrou treinamento sobre a configuração, transferência e operação do “Búho” para os operadores SAMIRP da BAM Chamical.
A entrega das duas primeiras aeronaves “Búho” marca o processo no qual o DIGyD fornecerá à BAM Chamical um simulador SAMIRP, quatro unidades pré-série do “Búho”, um SAMIRP “Aukan” e uma Estação de Controle Móvel Terrestre.
Fonte: FAA
@FFO