Força Aérea Argentina realizou Exercício de Integração Fénix. A Força Aérea Argentina (FAA) realizou recentemente na V Brigada Aérea de Villa Reynolds, o Exercício de Integração Fénix 2023, com o objetivo de aprimorar a interoperabilidade dos seus recursos em operações de combate e apoio operacional. Durante o Exercício foi realizado o primeiro Curso Avançado de Tática e Armamento (CATA), com o objetivo de especializar pilotos de combate em táticas de combate ar-ar e ar-solo.
Participaram do Exercício de Integração Fénix os seguintes sistemas de armas:
– KC-130 Hércules para transporte, assalto aéreo e reabastecimento em voo;
– EMB-312 Tucano para missões de apoio em combate aproximado;
– A-4AR missões de defesa aérea e ataque ao solo;
– Pampa III missões de ataque ao solo;
– Saab 340 (SF-34) para operações de assalto aéreo em pistas não preparadas;
– Bell 412 missões de Busca e Resgate e apoio tático às operações aéreas;
– IV Esquadrão de Artilharia Antiaérea dedicado à defesa antiaérea.
O CATA foi destinado aos oficiais com experiência nos diversos Sistemas de Armas da Força Aérea. A fase teórica incluiu a padronização de metodologias de planejamento, táticas avançadas de armas aéreas e execução de operações em ambientes operacionais complexos. Esta fase foi ministrada por oficiais da FAA que atuaram na Itália, Espanha, Estados Unidos, especialistas em guerra eletrônica, inteligência tática, defesa aérea com mísseis, além de um oficial da USAF, piloto de F-15E que atualmente é instrutor na Caça Escola da IV Brigada Aérea de Mendoza.
A fase prática consistiu em liderar o planejamento de operações ar-solo, ar-ar diurnas e noturnas, além de executar missões COMAO (Operações Aéreas Compostas) como comandantes de missão. As missões incluíram táticas de ataque ar-solo com bombas de exercício e canhões no “Campo de Tiro Vicecomodoro Correa”, sob exposição de artilharia antiaérea.
Uma importante parte do Exercício envolveu as operações dos Saab 340 em pistas não preparadas e limitadas. Para isso, os pilotos do Esquadrão Saab 340 operaram em pistas de cascalho e terra com comprimento e largura críticas para este tipo de aeronave. “Esta capacidade e treinamento permitirão que o Esquadrão esteja preparado para realizar futuras operações no Continente Antártico”, informou a FAA. O Esquadrão Saab 340 “Que ousa vencer” e demonstra mais uma vez que opera numa Força que não para.
Este exercício operacional representa uma etapa fundamental na preparação dos militares da FAA, fortalecendo a sua capacidade de adaptação a diferentes ambientes e de enfrentar os desafios operacionais com eficácia e habilidade.
O Exercício Fénix 2023 foi encerrado com a tradicional “Elephant Walk” (Caminhada do Elefante), reunindo sobre a pista quatro EMB-3212 Tucanos, zeis IA-63 Pampa, três A-4AR, um Saab 340 e um Bell 412.
@FFO