Em celebração ao Dia da Bandeira da Argentina, comemorado no dia 20 de junho, a Força Aérea Argentina (FAA) realizou um desfile aéreo chamado “Alta en el cielo”. A homenagem ocorreu sobre a cidade de Rosário, onde situa-se o Monumento à Bandeira Nacional.
A iniciativa surgiu devido a impossibilidade de se realizar o tradicional desfile pelas ruas da cidade, por conta das restrições sanitárias impostas pela pandemia COVID-19. Desta forma, o desfile aéreo realizada pela FAA foi a forma encontrada para celebrar o Dia da Bandeira, em homenagem ao seu criador, o General Manuel Belgrano.
Cerca de 23 aeronaves de diversas unidades aéreas foram mobilizadas para o evento. O voo ocorreu sobre a cidade de Rosário, no sentido Norte-Sul (rumo base 182º), altitude de 1000 pés (300 metros), e uma separação horizontal entre cada esquadrilha (ou aeronave isolada) de aproximadamente 150 metros, ou 10 segundos.
Participaram do sobrevoo o novo Boeing 737NG (T-99), um Fokker F28, um Learjet 35, aeronaves de combate A-4AR Skyhawk e IA-63 Pampa, treinadores T-6 II Texan, Embraer T-27 Tucano, de transporte C-130 Hércules e Beechcraft B200, os helicópteros Bell 212 e 412, além de um Turbomentor da Armada Argentina. Desde o Rio Paraná, na área do Monumento à Bandeira, o navio patrulha ARA King, da Armada Argentina, acompanhou o evento.
Fonte: MD Argentina