A Força Aérea Argentina (FAA) planeja lançar a proposta de abrir o acesso de alunos civis do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC), para usar os seus próprios meios, com objetivo de fomentar a formação de pilotos civis no país.
Atualmente o INAC oferece cursos teóricos para instrutores e técnicos, que utilizam as instalações da Base Aérea de Morón, província de Buenos Aires. A proposta seria ofertar também a parte prática de voos, a partir da transferência das aeronaves Tecnam P2002 Sierra, que hoje compõem a frota da Escola de Aviação Militar (EAM), e que são o primeiro nível de instrução para os alunos da FAA. Hoje a EAM possui oito Tecnam P2002, matriculados de EA-550 à EA-557.
Previsto para implementação em 2023, o projeto envolverá a substituição dos Tecnam P2002 que atualmente equipam a EAM, por novas aeronaves de treinamento IA-100 Malvina, que serão produzidas pela FADeA, e que ocuparão função específica para o treinamento de pilotos militares. Conheça aqui o novo treinador leve argentino IA-100 Malvina, noticiado em agosto passado.
Conforme a informação, o projeto INAC tem a intenção de oferecer um curso prático de pilotagem de aeronaves para alunos civis, facilitando o acesso a formação em instituição de baixo custo, o que hoje é considerado muito elevado em escolas privadas de aviação. O plano está em fase inicial de desenvolvimento, e um grupo de trabalho realiza os levantamentos de valores, com a finalidade de elaborar um plano de custos e certificar a sua viabilidade.
@FFO