Força Aérea Argentina perto de comprar o terceiro ERJ-140. A Força Aérea Argentina (FAA) aguarda a liberação de recursos para finalizar a compra do terceiro jato de transporte Embraer ERJ-140LR nos Estados Unidos.
O Comando da Força Aérea Argentina segue trabalhando para recuperar e modernizar a sua frota operacional, com foco em várias frentes, incluindo a aviação de caça, asas rotativas e a aviação de transporte.
Nesse sentido, no início de 2024 foram incorporados os dois jatos de transporte de médio alcance ERJ-140LR, matriculados T-95 e T-96. Eles foram adquiridos da empresa norte-americana Regional One, com o objetivo de substituir os antigos Fokker 28 Fellowship da 1ª Brigada Aérea.
Entretanto, para efetivar a aposentadoria dos Fellowship, serão necessárias aeronaves adicionais. Em um documento publicado pelo Zona Militar, o Comando da FAA afirma que são necessárias até seis aeronaves de médio alcance para suprir as necessidade de transporte logístico e tático da Força.
“Embora as aeronaves [ Fokker 28 ] estivessem programadas para serem desativadas a partir de 2020, a pandemia as forçou a permanecer em serviço, estendendo a projeção de desativação até 2025… ”, informa o documento.
Fontes consultadas pelo Zona Militar relatam que estão aguardando a destinação de recursos do governo federal para buscar o terceiro ERJ-140LR nos Estados Unidos e om isso retirar de serviço os primeiros F-28, os quais estão com custos operacionais muito elevados.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO