Força Aérea Argentina incorporou o quarto Beechcraft TC-12B Huron. A Força Aérea Argentina (FAA) incorporou o quarto bimotor Beechcraft TC-12B Huron, em uma cerimônia oficial que contou com a presença do ministro da Defesa, Jorge Taiana, e demais autoridades. O evento, realizado em 27 de fevereiro, ocorreu na Base Aérea Militar (BAM) de El Palomar, província de Buenos Aires.
O novo Huron da FAA, matricula militar TC-114 (número de série BJ-41), chegou ao país em meados de janeiro, ostentando a pintura básica do seu antigo operador e as marcas argentinas. Ele foi completamente revisado e pintado no Parque de Materiais de Río Cuarto, e agora ficará subordinado à Base Aérea militar de Morón.
Fabricado em 1981 para a Marinha dos Estados Unidos, onde recebeu a matrícula naval, ou BuNo (Bureau Number), 161324. Foi retirado de serviço em 2017 e armazenado no 309th Aerospace Maintenance and Regeneration Group (309th AMARG), da Base Aérea de Davis-Monthan, Arizona, até ser adquirido pelo governo argentino.
Conforme a programação original, ele deveria ser o quinto TC-12B Huron entregue para a FAA, mas a aeronave anterior – matrícula TC-118 – realizou um pouso de emergência, sofrendo avarias no trem de aterragem. Por esse motivo ele permanece nos Estados Unidos, onde técnicos avaliam a viabilidade do seu reparo ou a sua substituição.
Ainda na cerimônia da BAM de El Palomar, a FAA incorporou o quinto SAAB 340B, matrícula T-35, destinado à LADE – Líneas Aéreas del Estado (detalhes aqui).
Em 2021, o Ministério da Defesa da Argentina divulgou a aquisição de dez bimotores Beechcraft C-12B Huron, desativados pela Marinha dos Estado Unidos. A negociação ocorreu através do Programa de Vendas Militares Estrangeiras dos EUA (FMS).
Abaixo a relação das aeronaves TC-12B e UC-12B e seus dados de recebimento:
@FFO