Força Aérea Argentina incorporou o primeiro Embraer ERJ-140. O primeiro de dois Embraer ERJ-140LR comprados pela Força Aérea Argentina (FAA) foi oficialmente incorporado à frota no dia 05 de fevereiro, em cerimônia realizada na Base Aérea de El Palomar, Buenos Aires, sede da I Brigada Aérea. O evento contou com a presença do Ministro da Defesa, Luis Petri, e diversas autoridades militares e civis.
A nova aeronave da FAA, matrícula militar T-95 e nome de batismo “Vuelo del Pampero”, foi incorporada à frota do Esquadrão II do Grupo 1 de Transporte Aéreo. Conforme noticiamos, este ERJ-140LR foi fabricado em 2003 e voava anteriormente na empresa regional American Eagle com o prefixo civil N855AE (número de construção 145747).
A aeronave chegou em El Palomar após cumprir o voo de translado “FAG 004” desde o Aeroporto Springfield Branson, no Missouri (EUA) iniciado no sábado (03/02), com escalas e pernoites em Chetumal (México), Guayaquil (Equador) e Lima (Peru). Antes de pousar em El Palomar, o T-95 foi escoltado por dois jatos IA-63 Pampa e, após o pouso, foi recebido pelo tradicional “water salute” dos bombeiros de aeródromo.
O segundo Embraer ERJ-140 da FAA, T-96 nome de batismo “Paloma Gaucha”, chegará à Buenos Aires em alguns dias. Ele também foi fabricado em 2003 e voava na American Eagle com a matrícula civil N858AE (c/n 145754).
Os novos ERJ-140 da FAA permitirão aumentar a capacidade operacional de transporte aéreo de médio alcance e a mobilidade tática de tropas militares, bem como poderão ser utilizados em operações de apoio comunitário, ajuda humanitária e transporte de pessoas.
Com capacidade para 43 passageiros e peso máximo de decolagem de 21.100 kg, o jato regional ERJ-140LR tem um alcance máximo de 2.500 km, voando a uma velocidade máxima de cruzeiro de Mach 0,78. Equipado com aviônicos digitais Honeywell Primus 1000, tem capacidade para pouso por instrumentos ILS CAT II, além de ser equipado com sistemas AHRS, TCAS, FMS, EGPWS, entre outros.
Com a chegada dos novos jatos regionais fabricados pela Embraer, a FAA deverá aposentar definitivamente os envelhecidos Fokker 28 atualmente em serviço na I Brigada Aérea.
@FFO