Força Aérea Argentina está com três Saab 340B operacionais. A Força Aérea Argentina (FAA) continua implementando o seu plano de recuperação da frota de aeronaves Saab 340B, com objetivo de aumentar a capacidade de transporte aéreo de passageiros no sul do país. Desta forma, recentemente a aeronave matriculada T-33 foi recolocada em operação, após passar quatro anos fora de serviço.
Utilizando o orçamento do Fundo de Defesa Nacional (FONDEF), a FAA já havia modernizado anteriormente outras duas aeronaves (T-32 e T-34). Esta é a primeira vez em onze anos que três Saab 340 estão operacionais simultaneamente.
Através da companhia aérea estatal LADE (Líneas Aérea Del Estado), subordinada à FAA, essas aeronaves são empregadas em ligações de transporte de passageiros nas regiões remotas da Patagônia argentina, principalmente em pequenas localidades não atendidas pelas empresas aéreas comerciais.
Entre dezembro de 2008 e agosto de 2009 a Força Aérea Argentina recebeu quatro bimotores Saab 340 (T-31 à T-34), adquiridos diretamente do fabricante sueco, por meio de uma licitação pública internacional do Ministério da Defesa.
A frota de Saab 340B da FAA é operada pela IX Brigada Aérea, baseada em Comodoro Rivadávia, província de Chubut, sul do país.
@FFO