Força Aérea Argentina desloca Texan II para missões de patrulha de fronteira. A Força Aérea Argentina (FAA) deslocou para a região norte do país, aeronaves Beechcraft T-6C Texan II da Escuela de Aviación Militar (EAM), para cumprir missões de vigilância e controle de fronteira. A operação do “Escuadrón Aeromóvil Texan II” foi realizada nos meses de julho e agosto, e seguiram as diretrizes estabelecidas pelo Operativo Fronteras do Plano de Segurança Escudo Norte.
Os monomotores de treinamento avançado Texan II da EAM, estão entre os recursos aéreos operacionais disponíveis para o Comando Aeroespacial, e contribuem para ações de vigilância e controle dos espaço aéreo que se desenvolvem no norte da Argentina. A VII Brigada Aérea também deslocou para a região, os seus helicópteros Bell 412EP, em apoio as operações.
Para conduzir o Plano de Segurança Escudo Norte, são utilizados sistemas de radares de defesa aérea, e deslocados diversos vetores que são baseados nos aeroportos da região norte do país. As aeronaves e os mais de 30 radares terrestres e aéreos, da Força Aérea e do Exército Argentino, operam em conjunto com as Forças de Segurança nacional.
A missão da FAA é identificar e, eventualmente, interceptar tráfego aéreos irregulares, utilizando todos os seus meios aéreos disponíveis, como os Douglas A-4Ar Fightinghawk, IA-63 Pampa II/III, EMB-312 Tucano e os T-6C Texan II, além de aeronaves de apoio como os helicópteros Bell 412EP e Cessna C-182.
A Escuela de Aviación Militar da Força Aérea Argentina recebeu os primeiros T-6C Texan II em outubro de 2017, e atualmente opera uma frota de doze aeronaves, matriculados entre E-300 e E-311.
Os Texan II chegaram para substituir parte da frota de EMB-312 Tucano da EAM, e são utilizados pelos cadetes no Curso de para Aviadores de Combate (CEPAC – Curso de Estandarización de Procedimientos para Aviadores de Combate). Recentemente, os T-6C argentinos atingiram a marca de 10.000, conforme noticiamos aqui no Site da RFA.
@FFO