Força Aérea Argentina celebrou 25 anos dos A-4AR Fightinghawk. Com a presença de autoridades civis e militares, no último dia 14 de dezembro a Força Aérea Argentina (FAA) realizou uma cerimônia para celebrar os 25 anos de operação dos seus jatos de combate A-4AR Fightinghawk. Duas aeronaves, matrículas C-918 e C-926, receberam um adesivo especial na deriva para marcar a data.
Recebidos em dezembro de 1997 pela V Brigada Aérea, na Base Aérea de Villa Reynolds, província de San Luis, os primeiros A-4AR Fightinghawk vieram com a missão de substituir os veteranos Douglas A-4B/C Skyhawk. Hoje eles são a espinha dorsal da defesa aérea nacional.
Nascido em 1994, o projeto Lockheed Martin A-4AR Fightinghawk da Força Aérea Argentina teve como base a modificação de 36 células de jatos McDonnell Douglas A-4M Skyhawk oriundos da reserva da Marinha dos Estados Unidos, sendo 32 A-4M monoplaces e quatro TA-4F biplaces.
Os trabalhos de conversão dos jatos envolveram a completa revisão estrutural e dos motores P&W J52P- 408A, a instalação de assentos ejetáveis Douglas Escapac 1-G3, sistemas de geração de oxigênio Honeywell Normal Air, radares AN/APG-66V2 (ARG-1), controles HOTAS, cockpit com duas telas coloridas (CRT), HUD, sistema de navegação inercial LN-100G, dois computadores de missão AN/AYK-14, sistema de alerta de radar AN/ALR-93 (V)1, dispensador de chaff & flare, IFF, entre outros.
O programa previa que oito aviões seriam modernizados na fábrica da Lockheed Martin em Palmdale, Califórnia e os 27 restantes em Córdoba, Argentina, nas instalações da então Lockheed Martin Aircraft Argentina SA, antiga Fabrica Militar de Aviones (FMA) e atual Fabrica Argentina de Aviones (FADEA).
Os jatos convertidos receberam as matrículas entre C-901 e C-936 e a designação A-4AR (monoplace) e OA-4AR (biplace) e o nome “Fightinghawk” por conta dos diversos sistemas embarcados, oriundos dos caças F-16 “Fighting Falcon” da USAF.
O primeiro A-4AR Fightinghawk foi o C-906, que voou em 07 de julho de 1997 em Palmdale, na Califórnia. Os primeiros A-4AR chegoaram na Argentina em 18 de dezembro de 1997, enquanto a primeira célula modificada localmente voou em 03 de agosto de 1998. A última aeronave foi entregue à FAA em março de 2000.
Todos os A-4AR/OA-4AR foram reunidos em dois Esquadrões no Grupo Aéreo 5 de Caza, da V Brigada Aérea, na Base Aérea de Villa Reynolds, província de San Luis. Dos 36 aviões recebidos entre 1997 e 2000, quatro foram perdidos em acidentes (C-906 e C-936 em 2005, C-902 em 2013 e C-925 em 2020). Por questões orçamentárias, estima-se que atualmente menos de uma dezena de Fightinghawk estejam operacionais na frota da FAA.
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