Força Aérea Argentina apresentou seu primeiro F-16B para autoridades. O Ministro da Defesa da Argentina, Luis Petri, liderou ontem (18), uma comitiva que esteve na VI Brigada Aérea de Tandil, Província de Buenos Aires, para inspecionar o primeiro caça F-16B Fighting Falcon recebido da Dinamarca, além de vistoriar o andamento das obras que estão ocorrendo no local. Participaram da comitiva o Major General da Armada, Brigadeiro-General Xavier Isaac e o Chefe do Estado-Maior General da Aeronáutica, Brigadeiro Gustavo Valverde, entre outras autoridades.
O F-16B Bloco 10, que chegou ao País no último dia 15 de dezembro, foi apresentado semi-montado e já nas cores da Força Aérea Argentina (FAA). Durante o próximo mês de janeiro equipes da FAA e da Força Aérea Real Dinamarquesa terminarão de montar o caça, que deverá estar pronto até o dia 07 de fevereiro de 2025. Após isso, será realizada uma cerimônia oficial para a apresentação do jato ao Presidente Javier Milei.
Embora não seja uma aeronave operacional, este F-16B Bloco 10 servirá para treinamento e familiarização em solo dos militares da FAA. Apesar disso, muitos componentes da aeronave foram revisados e deixados em estado de novo pelos dinamarqueses. Um fato importante é que todos os demais 24 F-16A/B MLU Bloco 15 comprados pela Argentina receberão asas fabricadas nos últimos anos, o que prolonga significativamente a vida útil dessas aeronaves.
Obras na VI Brigada Aérea
A comitiva também vistoriou o andamento das obras que estão sendo realizadas na VI Brigada Aérea para receber os F-16. Entre elas está sendo construída uma área de manutenção, que inclui um novo hangar para até dois caças e salas para treinamento técnico. Foi apresentada parte do cronograma que prevê para o mês de março de 2025 a chegada dos simuladores de voo. Simultaneamente será iniciada a reconstrução da pista de pouso e decolagem de Tandil, além das taxiways e pátios, uma obra deverá levar cerca de dois anos.
Por este motivo, os F-16 Bloco 15 deverão operar temporariamente na Área de Materiais de Río IV, que atualmente está sendo adequada para realizar as manutenções em nível de depósito dessas aeronaves. Os F-16 serão transferidos assim que Tandil estiver totalmente pronta, o que deverá ocorrer entre o final de 2026 e início de 2027.
Translado em voo da Dinamarca para a Argentina
Segundo o site Pucará Defense, o Brigadeiro Valverde confirmou que todos os 24 caças F-16A/B Bloco 15 serão transferidos da Dinamarca para a Argentina em voo. Serão quatro “ferry flights” com esquadrilhas de seis aeronaves comandadas por pilotos dinamarqueses. A primeira transferência está prevista para dezembro de 2025 com quatro F-16A (monopostos) e dois F-16B (bipostos). Está sendo negociado com a USAF o fornecimento de um avião-tanque para suporte de reabastecimento em voo durante o translado dos caças.
A previsão do Comando da FAA é equipar dois Esquadrões com F-16 Bloco 15, sendo o primeiro deles a IV Brigada Aérea (com 12 caças) e possivelmente a V Brigada Aérea com os doze restantes. Além disso, estão em andamento negociações para a compra de pelo menos um Boeing KC-135R Stratotanker para a FAA reabastecer seus F-16.
@FFO