

Força Aérea Angolana recebeu dois Airbus C295 MSA. A Airbus recentemente entregou para a Força Aérea Nacional de Angola (FANA), duas novas aeronaves de patrulha e vigilância marítima C295 MSA (Maritime Surveillance Aircraft).
As aeronaves, matrículas militares angolanas R-751 e R-752, pousaram no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, na sexta-feira (07), finalizando o voo de translado desde Sevilha, na Espanha. Na chegada ambas foram recebidas com o tradicional “water salute” dos bombeiros do aeroporto.

Por serem aeronaves destinadas à missões especiais de vigilância e patrulha marítima, os novos C295MP da FANA ostentam uma pintura branca, listras azuis e a tradicional faixa diagonal laranja alusiva às missões SAR, diferente da camuflagem cinza utilizada na sua frota de transporte.

Em 2022, o governo angolano encomendou da Airbus três bimotores C295W para modernização e capacitação da FANA, sendo dois C295MP Persuader MSA e uma aeronave de transporte, esta última recebida em julho de 2024.

Os dois C295 MSA são equipados com o sistema de missão Airbus Fully Integrated Tactical System (FITS) e sensores de última geração, para operações de Busca e Salvamento (SAR), fiscalização de pesca ilegal, controle de fronteiras, apoio em desastres naturais e missões de coleta de inteligência, entre outros.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO