O Fokker F-27-200ME da Marinha Real Tailandesa (Kong Thap Ruea Thai), matrícula 1202 (c/n 10663), sofreu um incidente no dia 11 de agosto de 2020, durante o pouso no Aeroporto de Narathiwat, Tailândia.
O Fokker F-27, fabricado em 1984, pertencente ao Esquadrão 102 “Venus”, da Ala 1, baseado em U-Tapao, realizava um voo de transporte de passageiros, com 12 pessoas a bordo, entre U-Tapao (VTBU) e Narathiwatat (VTSC).
Durante a aproximação para pouso, os tripulantes constataram uma falha no trem-de-pouso do nariz, que permaneceu recolhido. Foram realizadas tentativas para baixar o dispositivo manualmente, mas sem sucesso. Sob o comando do 1P Tenente-Comandante Chatchawal Prasitwet, Comandante do 102 Sq e do 2P Tenente Gul, o pouso de emergência foi realizado com sucesso na pista 02 do Aeródromo de Narathiwatat, sendo filmado por diversas testemunhas locais.
O Vice-Almirante Prachachat Sirisawat, porta-voz da Marinha, elogiou os pilotos navais nas rede sociais oficiais:
“A Marinha Real da Tailândia deseja expressar gratidão aos pilotos pelo uso de seus conhecimentos e habilidades ao controlar a aeronave em uma situação de emergência. Pousaram o avião com perícia, garantindo a segurança de todos os passageiros e que a aeronave, propriedade do governo, não sofresse severos danos.”
@FFO