Foguetes são disparados contra o aeroporto de Cabul. Na véspera do prazo final para a retirada dos EUA de Cabul, as defesas antimísseis interceptaram foguetes disparados na área do aeroporto na manhã de hoje (30/08), enquanto militares americanos levavam seus diplomatas para embarcar em aeronaves C-17. A situação promete ficar mais tensa nas próximas horas. Serviços de inteligência alertam para mais ataques e o perigo de atentado contra as últimas aeronaves que irão deixar o Afeganistão.
As defesas aéreas dos EUA foram acionadas quando seis foguetes foram disparados contra a área do Aeroporto Internacional Hamid Karzai pelo grupo ISIS-K, braço do Estado Islâmico no Afeganistão e rival do Talibã. A informação foi confirmada pelo US DoD, acrescentando que não houve relatos de vítimas e que os foguetes caíram em um bairro próximo, sendo seguidos por disparos de fuzil. Os artefatos partiram de um sedã prata, cujo os bancos traseiros fora removidos e em seu lugar instalados seis tubos para lançamento improvisado de foguetes. Ele foi estacionado próximo ao aeroporto e ficou destruído com o lançamento múltiplo.
Apesar dos ataques, aCasa Branca disse que seu esforço de evacuação continua “ininterrupto”, com um fluxo constante de Boeing C-17 da USAF decolando e pousando no aeroporto de Cabul, visando evacuar americanos e cidadãos afegãos antes do prazo final de 31/08.
O Talibã apertou o seu cordão de segurança ao redor do aeroporto após o ataque, afastando grandes multidões de afegãos que estavam desesperados para fugir do país nos últimos dias. Os combatentes do Talibã agora estão posicionados ao longo de uma cerca perto da pista principal.
Os EUA afirmam que estão investigando relatos de que o ataque com UAS MQ-9 Reaper contra um alvo do grupo Khorasan (ISIS-K), feito no final de semana, possa ter causado vítimas civis. O ataque foi retaliação ao atentado suicida fora do aeroporto no dia 26, que matou 13 militares dos EUA e mais de 180 afegãos.
As últimas tropas americanas devem sair de Cabul amanhã, depois que eles e seus aliados montaram a maior evacuação aérea da história, trazendo 114.000 americanos e afegãos que os ajudaram em 20 anos de guerra.
@CAS