• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Foguete Arianespace Soyuz lança satélite FalconEye 2 dos Emirados Árabes Unidos

2 de dezembro de 2020
Airbus FalconEye 2 foi lançado ontem para o EAU (Arte: Airbus).

Um foguete Arianespace Soyuz lançou com sucesso um novo satélite de observação da Terra em órbita para os Emirados Árabes Unidos (Emirados Árabes Unidos).

O satélite, denominado FalconEye 2, decolou do Centro Espacial da Guiana em Kourou, na Guiana Francesa, às 22h33 hora local, de terça-feira 1º de dezembro ou 01h33 GMT da quarta-feira, 2 de dezembro. A missão foi atrasada por meses, em parte devido a um problema técnico no foguete encontrado em março deste ano e também devido à logística associada à pandemia do coronavírus. As tentativas de lançamento no domingo (29 de novembro) e segunda-feira (30 de novembro) foram atrasadas devido a problemas meteorológicos e de recepção de dados, respectivamente.

Pertencente e operada pelos Emirados Árabes Unidos, a FalconEye 2 foi desenvolvido pela Airbus Defense and Space e pela Thales Alenia Space como empreiteiros e co-prime. O satélite pesava 1.190 kg no lançamento e foi colocado em uma órbita hélio-síncrona de 611 km. A Airbus Defense and Space foi responsável pelo design, integração e teste do satélite, e forneceu a plataforma. A Thales Alenia Space projetou e forneceu o instrumento óptico e a cadeia de processamento de imagens.

“O satélite está equipado com uma carga útil de observação da Terra, com capacidades ópticas de altíssima resolução e complementado por um sistema terrestre para monitorar, receber e processar imagens”, disseram oficiais da Arianespace sobre o FalconEye 2.

O FalconEye 2 terá uma missão dupla: apoiar as necessidades das Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos e fornecer imagens comerciais para o mercado. O lançamento foi o oitavo do Arianespace em 2020. Três dessas missões foram lançadas por foguetes Soyuz, três por foguetes Ariane 5 e duas pelo foguetes Vega. 

“A FalconEye oferecerá observação da Terra de alta qualidade, fornecendo aos nossos clientes o melhor que as imagens espaciais podem oferecer. O sistema de satélite óptico de alto desempenho representa um passo importante na cooperação entre os Emirados Árabes Unidos e a França ”, disse Jean-Marc Nasr, Chefe de Sistemas Espaciais da Airbus.

Missão Arianespace VS24: um veículo de lançamento Soyuz ST-A lançou o satélite FalconEye 2 do Complexo de Lançamento Soyuz (ELS) em Sinnamary, Guiana Francesa, em 2 de dezembro de 2020, às 01:33 UTC (1 de dezembro, às 22:33 hora local) .

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login