Fogo amigo: bomba cai de Su-34 russo em cidade no leste do país. Autoridades militares da Rússia reconheceram que uma bomba foi lançada acidentalmente por um de seus aviões sobre o centro da cidade de Belgorod, localizada a cerca de 40 quilômetros da fronteira com a Ucrânia. Duas pessoas ficaram feridas no incidente.
“Por volta das 22h15 de 20 de abril, horário de Moscou, um avião Su-34 das Forças Aeroespaciais Russas estava voando sobre Belgorod, quando liberou acidentalmente uma munição sobre a cidade”, afirmou a agência russa TASS, citando o Ministério da Defesa russo.
A bomba caiu em uma avenida cercada por blocos de apartamentos residenciais, deixando uma cratera de 20 metros de largura, e danificando vários carros, entre eles um que foi lançado sobre o telhado de uma loja. Especialistas militares supõem que o artefato poderia ser uma poderosa bomba de 1.100 libras (500 quilos). Duas pessoas ficaram feridas e uma terceira procurou atendimento médico porque ficou alterada com o susto.
“O incidente aconteceu no cruzamento de duas avenidas centrais, deixando uma enorme cratera com um raio de 20 metros”, disse Vyacheslav Gladkov, governador da região de Belgorod, em uma postagem no Telegram, informando ainda que vários prédios ficaram danificados.
A explosão da bomba de quinta-feira foi muito mais poderosa do que qualquer coisa que os moradores de Belgorod viram. Desde o início da invasão russa na Ucrânia, em fevereiro de 2022, a região de Belgorod tem sido alvo de vários ataques de drones lançados por Kiev. A cidade foi uma das áreas de concentração das tropas russas antes da invasão.
Testemunhas relataram um som sibilante baixo seguido por uma explosão que fez prédios de apartamentos próximos tremerem e quebrarem suas janelas. Preventivamente, autoridades locais evacuaram os moradores de um edifício residencial de nove andares, para que engenheiros possam realizar uma vistoria estrutural.
No sábado (22), dois dias após o incidente, a mídia informou que mais de três mil pessoas foram evacuadas de edifícios residenciais em Belgorod, após outra bomba ser encontrada perto da área onde ocorreu a queda do primeiro artefato. Especialistas em explosivos analisaram e removeram o dispositivo, que não oferecia risco de explosão. Após isso, os moradores foram autorizados a retornar para suas casas.
@FFO