O primeira aeronave da F-5 Força Aérea Brasileira (FAB), a receber o sistema de enlace de dados Link BR2 é o F-5EM FAB 4862, que atualmente está no 1º/14º GAV – Esquadrão Pampa sediado na Ala 3 em Canoas. A configuração da aeronave, ou seja, instalação do sistema Link BR2 e as antenas foi feito pela AEL Sistemas no hangar do “14” no mês de novembro deste ano.
O sistema inclui equipamento de enlace de dados, instalado no compartimento eletrônico do nariz (lado direito) e quatro antenas – uma sobre o nariz entre o canhão e os sistemas eletrônicos; outra na parte inferior do nariz (ambas diminutas); uma no dorso, em forma de lâmina idêntica a primeira (VHF) e uma quarta logo a frente do pilone do central (ainda não instalada).
O primeiro voo foi realizado em 1/12, seguido de outro em 02/12, ambos comandados por um piloto de Provas. Os voos do 4862 foram CO-CO ou seja, Canoas – Canoas, usando código-rádio “Prova 95” que usou as áreas restritas para treinamentos da Ala 3, chamadas “Lagoas” (1,2 e 3), no litoral do Rio Grande do Sul.
No voo de ontem, o “Prova 95” fez um procedimento instrumentos (IFR) ILS X-Ray, para pista 11 do Aeroporto Internacional de Porto Alegre, arremetendo na altitude de decisão e seguindo para Canoas, sem antes ser flagrado em seu voo de ensaio!
ANTENAS do LINK BR2
@CAS