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Flagrado o novo caça furtivo monomotor desenvolvido na Rússia

17 de julho de 2021
Fotógrafos registraram a movimentação do “Checkmate” enquanto era rebocado no Aeroporto de Zhukovsky, completamente coberto por uma capa (Foto: Ivan Nivikok Dvinsky).

Flagrado o novo caça furtivo monomotor desenvolvido na Rússia. Em 16 de julho, surgiram nas redes sociais as primeiras imagens do novo caça furtivo, que está em desenvolvimento pela Rostec State Corporation, parte do grupo estatal russo United Aircraft Corporation (UAC). Fotógrafos registraram a movimentação da aeronave, enquanto era rebocada no pátio do Aeroporto Internacional de Zhukovsky (IATA: ZIA / ICAO: UUBW), completamente coberta por uma capa protetora.

Pouca coisa foi divulgada sobre o novo projeto, que inicialmente é denominado pelo fabricante de “Checkmate”. Sabe-se que será um jato monomotor furtivo de próxima geração, e que deverá complementar o atual Sukhoi Su-57. Recentemente publicamos um vídeo divulgado pela promovendo o seu novo caça de combate leve.

Apesar da cobertura usada para esconder os detalhes, nas fotos é possível observar os contornos do novo jato, que terá uma seção radar transversal, indicando claramente o seu perfil stealth (furtivo). Além disso, é possível ver a cauda dupla, em ângulo, lembrando muito os norte-americanos F-35.

Flagrado o novo caça furtivo monomotor desenvolvido na Rússia (Fotos: Twitter).

Detalhes do novo jato serão revelados na Feira Aerospacial MAKS 2021, que ocorrerá de 20 a 25 de julho em Zhukovski, em Moscou. Espera-se que a nova aeronave, seja o caça de quinta geração mais leve do mercado, ocupando uma posição semelhante aos jatos de quarta geração Gripen, da Suécia, e o sino-paquistanês JF-17.

O novo caça russo deve ser voltado para o mercado de exportação, onde seus principais concorrentes serão o norte-americano F-35A e o chinês J-10C. Os custos do projeto foram reduzidos, pois ele conta com as tecnologias desenvolvidas para o Su-57. Como característica intrínseca dos projeto de caças monomotores, eles tem menores custos de produção, operação e manutenção, o que torna um atrativo para os futuros operadores.

Potencias clientes para o novo caça estão as forças aéreas que tem na sua espinha dorsal, aeronaves de combate leves ou de porte médio, que estão chegando ao limite de vida útil e que entrarão em processo de substituição. Aeronaves como F-16 Fightning Falcon, F-4 Phantom, Mirage 2000 e MiG-29 poderão ser substituídos pelo novo caça da Rostec.

Além disto, a UAC está de olho na substituição de parte da frota de MiG-29 da Força Aerospacial da Rússia. Esta demanda, permitirá que os novos monomotores sejam construídos em linhas de produção sob forte demanda doméstica, o que naturalmente reduzirá os custos unitários de fabricação.

@FFO

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