

Firefly entregará cinco cargas úteis da NASA ao polo sul da Lua. A NASA concedeu à Firefly Aerospace, com sede Cedar Park, Texas, um contrato de US$ 176,7 milhões para Serviços de Carga Lunar Comercial (CLPS — Commercial Lunar Payload Services) para entregar cinco cargas úteis ao polo sul da Lua em 2029.
A missão usará o veículo orbital Elytra da Firefly e o módulo lunar Blue Ghost. Os objetivos da missão incluem analisar recursos lunares, como água e hidrogênio, e estudar a radiação e o ambiente térmico da Lua. Esses esforços apoiam futuras missões de astronautas e o desenvolvimento da infraestrutura lunar.
O veículo de transferência Elytra Dark da Firefly colocará o módulo de pouso Blue Ghost em órbita lunar, onde fornecerá um retransmissor de comunicações. O Blue Ghost pousará no polo sul, posicionando dois rovers e três instrumentos científicos. Estes incluem:
O módulo de pouso fornecerá dados, energia e suporte de comunicação por mais de 12 dias na superfície. Após a conclusão das operações de superfície, a sonda espacial Elytra Dark permanecerá em órbita lunar por mais de cinco anos para apoiar o serviço de imagens lunares Ocula, da Firefly.
Ela se juntará a outros dois veículos Elytra com lançamento previsto para 2026 e 2028, apoiando o mapeamento lunar, o planejamento de missões, a consciência situacional e a detecção de minerais.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS