Finlândia: primeiros acordos do H-X são assinados. Nesta sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022, o Major General (Eng.) Kari Renko, Chefe do Comando de Logística das Forças de Defesa da Finlândia, assinou em Tampere, os documentos da Carta de Oferta e Aceitação (LOA) com os Estados Unidos referente a compra das aeronaves Lockheed Martin F-35A e seus serviços de manutenção e logística. Já o Ministro da Defesa Antti Kaikkonen, assinou no mesmo dia só que em Helsinque um acordo sobre participação industrial da Finlandia com fabricantes de motores.
A aquisição de caças multifunção será realizada de acordo com o procedimento de Vendas Militares Estrangeiras (FMS – Foreign Military Sales), conforme exigido pelos Estados Unidos, para a exportação de material de defesa. Os documentos da LOA serão redigidos conforme os pacotes de aquisição e, quando assinados, esses documentos são convertidos em contrato de aquisição.
Comando de Logística das Forças de Defesa da Finlândia foi autorizada a celebrar contratos de aquisição para as aeronaves F-35, sistemas de armas, enquanto o Ministério da Defesa foi autorizado a assinar um acordo de participação industrial para o programa do programa HX com a Lockheed Martin e a Pratt & Whitney, fabricante do motor.
Os contratos de aquisição incluem 64 caças multifuncionais entregues entre 2025-30, na configuração do F-35A Block 4, motores de aeronaves e equipamentos de manutenção, sistemas, peças de reposição, equipamentos de reposição, equipamentos de treinamento e serviços necessários para uso e manutenção. Os acordos incluem treinamento para pilotos e e pessoal técnico. Após a aquisição de aeronaves e serviços de manutenção, os LOA sobre armamento serão assinados ao longo de durante 2022.
A Finlândia formalizou em 10 de dezembro de 2021, sua escolha pelo Lockheed Martin F-35A Lightning II como vencedor do H-X que visa substituir os Boeing F/A-18 da Força Aérea, que serão desativados até 2030.
@CAS