Finlândia enviará caças F/A-18 para o Exercício LFÖ 22 na Suécia. Entre 18 a 25 de maio a Força Aérea Sueca (SwAF) realizará o Exercício Luftförsvarsövning 22 (LFÖ 22), que contará com a participação dos F/A-18C/D Hornet da Ilmavoimat, ou Força Aérea Finlandesa (FAF).
O LFÖ 22 será o principal exercício militar organizado pela SwAF neste ano, e abrangerá uma área entre as regiões sul e centro da Suécia. Participarão do exercício cerca de 2.500 militares suecos e 80 finlandeses.
A FAF participará com seis F/A-18C/D do Comando Aéreo da Lapônia, e uma aeronave de ligação Pilatus PC-12NG. Operando lado dos caças suecos JAS 39 Gripen a partir da Base Aérea de Såtenäs, o destacamento finlandês terá entre seus objetivos a responsabilidade pelo planejamento e execução de operações aéreas.
“No exercício Luftförsvarsövning 22, operaremos como parte da defesa aérea sueca, integrados à Ala Aérea de Skaraborg e à Base Aérea de Såtenäs”, disse o Major Markus Paukkeri, Comandante do Destacamento Aéreo da Lapônia da FAF.
Desde 2016 as Forças Aéreas Finlandesa e Sueca participaram de forma conjunta dos principais exercícios aéreos nacionais, como parte da cooperação de defesa entre as duas nações amigas. Essa integração visa fortalecer a segurança da região do Mar Báltico, bem como as capacidades de defesa de ambos países. A participação da Força Aérea Finlandesa no Luftförsvarsövning 22 faz parte do calendário de treinamento internacional das Forças de Defesa de 2022, aprovada pelo Ministério da Defesa finlandês.
Fonte: Kaksnelja
@FFO