Finlândia encerra o Exercício Ruska 2021. As Forças Armadas da Finlândia enceraram no sábado (09/10) o Exercício Ruska 21, a maior operação de treinamento anual no país. O objetivo do Exercício é o adestramento das tropas para a defesa regional em operações 24 horas por dia, 7 dias por semana, envolvendo militares da ativa e reservistas.
As operações aéreas do Ruska 21 envolveram unidades da Ilmavoimat (FAF – Força Aérea Finalandesa), e da Força Aérea da Suécia (SwAF), que operaram a partir de uma extensa rede de bases no território de ambos países.
Durante uma semana, o Exercício exigiu uma disponibilidade de operações de defesa aérea 24 horas por dia. As operações aéreas envolveram militares da ativa e da reserva em missões simuladas de emergência.
“A capacidade operacional e o nível de desempenho das forças criadas com os militares da reserva, aumentaram rapidamente de acordo com as necessidades operacionais. A capacidade de combate móvel da Força Aérea e a utilização de uma extensa rede de bases não seriam possíveis sem o empenho dos reservistas“, enfatizou o Coronel Timo Herranen, Diretor do Exercício e Chefe de Operações da Ilmavoimat.
Foram realizadas missões de defesa aérea em operações de larga escala, envolvendo um agrupamento descentralizado, atuando contra contra um oponente, simulando uma força de combate aéreo de alto desempenho.
Durante a semana de exercícios, a meteorologia variou muito, fazendo com que as tropas tivessem que se adaptar de acordo com as necessidades, para manter os esforços de combate móvel 24 horas por dia, em todas as condições climáticas.
Desde 2016, as forças aéreas da Finlândia e da Suécia realizam os seus principais exercícios militares de forma conjunta, para reforçar seus laços e treinar os seus militares.
Na Ruska 21 seis caças Gripen C/D da Ala F17 Blekinge flygflottilj da SwAf, foram deslocados para Pirkkala, de onde partiam para surtidas como grupo de defesa. Simulando unidades agressoras estavam os Gripen da F21 Norrbottens Flygflottilj, de Luleå, e os finlandeses com os seus F/A-18 das Alas Karjalan (HävLLv 31) e Lapin (HävLLv 11) e os Hawk da HävLLv 41.
Fonte: Ilmavoimat
@FFO