Capt. Andrew Olson, F-35 Demonstration Team pilot and commander, performs a dedication pass during the Melbourne Air and Space Show in Melbourne, Fla., March 30, 2019. During the two-day event, more than 50,000 guests attended the Melbourne Air and Space Show. (U.S. Air Force photo by Senior Airman Alexander Cook)
Finlândia assina acordos com indústria local para suporte aos futuros F-35A da FAF. O grupo finlandês Patria e o Ministério da Defesa da Finlândia assinaram um acordo para desenvolver capacidade industrial local para suporte ao programa F-35A. O acordo prevê que a indústria local obtenha know-how e capacidade de tecnologia crítica de manutenção para os caças de quinta geração adquiridos pela Força Aérea Finlandesa (FAF).
A partir da assinatura deste contrato, espera-se que se inicie o desenvolvimento da capacidade nacional que permitará a manutenção e reparo de diversos sistemas dos jatos F-35A localmente. A previsão é que entre 2023 à 2031, o grupo Patria contrate aproximadamente 600 profissionais por ano, e que este Programa garanta empregos de alta tecnologia até a década de 2040.
O amplo acordo de cooperação industrial assinado entre a Finlândia, o governo dos Estados Unidos, a Lockheed Martin e a Pratt & Whitney, indica que pelos próximos 10 anos, essas empresas deverão fomentar a capacidade da indústria finlandesa com o know-how de produção de componentes para o programa F-35.
Os principais projetos de cooperação industrial do grupo Patria incluem futuramente a montagem na Finlândia da sessão dianteira de fuselagens dos jatos F-35, fornecimento de serviços para usuários estrangeiros, e posterior produção de componentes estruturais. Além disso, será estabelecida uma linha de montagem dos motores Pratt & Whitney F135 que equipam os F-35 (Fonte: Patria).
Nota RFA: Em dezembro de 2021, o governo finlandês anunciou a aquisição de 64 novos caças F-35A sob o Programa HX Fighter, em substituição a atual frota de F/A-18C/D Hornet da Força Aérea Finlandesa (FAF). O pacote de € 8,3 bilhões envolve além das aeronaves, armamentos, treinamento, suporte e manutenção até 2030. A previsão é que a primeira turma de pilotos finlandeses em F-35 se forme em 2025, e as primeiras entregas das aeronaves para a FAF ocorram em 2026 (saiba mais).
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO