O Antonov AN-30 “Clanck” (código OTAN), da Força Aérea da Bulgária (BVVS – Bulgarski Voenno Vzdushni Sili), matrícula 055 (c/n 0802), foi transladado nesta quarta-feira (20/01) do Aeroporto de Sofia/Vrazhdebna (LBSF), para as instalações da empresa de MRO Plant 410, no Aeroporto Internacional de Kiev (UKKK), Ucrânia. A aeronave estava a mais de cinco anos fora de serviço no aeroporto da capital búlgara, aguardando o desenrolar de uma licitação internacional para passar por uma revisão geral.
No início de 2019, o Ministério da Defesa Búlgaro (MoD) lançou a para a manutenção geral do Antonov An-30, porém pouco tempo depois o processo foi suspenso por erros básicos, como uma falha de um endereço de internet que não apontava para a documentação, além de confusão quanto a moeda envolvida no contrato (Levs búlgaros ou Euros).
Finalmente, em outubro de 2019, o MoD anunciou a assinatura de um contrato de €3,2 milhões com a empresa ucraniana Ukrinmash, objetivando a recuperação e revisão completa do An-30, a ser realizada na sua unidade 410 Plant CA, em Kiev, com apoio da empresa de manutenção aeronáutica búlgara Terem Holding.
A BVVS recebeu o “Clanck” em fevereiro de 1988, e foi designado para o 16 Transportna Aviacionna Basa (16.TrAB), sediado em Sofia/Vrazhdebna. O bimotor soviético estava equipado com sistemas de cartografia, e entre outras missões, ele serviu nos voos de vigilância do Tratado Opens Skies. Após períodos intercalados de operações e paralisações, em 2015 o An-30 búlgaro foi estacionado no Aeroporto de Sofia, onde permaneceu até esta quarta-feira (20/01), quando tripulantes ucranianos o levaram para Kiev, onde será reformado para voltar à ativa.
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