Fim do último Esquadrão de reconhecimento com aeronaves tripuladas da US Navy. O Esquadrão de Reconhecimento Aéreo 1 (VQ-1) “World Watchers” da US Navy será oficialmente desativado em uma cerimônia no próximo dia 28 de março na Estação Aérea Naval (NAS) de Whidbey Island, Washington.
O encerramento do VQ-1 marcará o final dos esquadrões de inteligência de sinais com aeronaves tripuladas na Marinha. Em novembro do ano passado, noticiamos que o VQ-1 aposentou a última aeronave de reconhecimento eletrônico EP-3E Aries II (BuNo 159893) em serviço na US Navy.
Drones MQ-4C Triton do Esquadrão de Patrulha Não Tripulado 19 (VUP-19) “Big Red” da NAS Jacksonville, Flórida, assumiram a função deixada pelos EP-3E dos “World Watchers”. O segundo Esquadrão, VUP-11 “Pegasus”, será ativado na NAS Whidbey Island em 2026.
Uma diretiva da Marinha emitida em 18 de julho de 2023, inicialmente programou as últimas missões do do VQ-1 para 30 de setembro de 2024, porém a data foi ajustada devido aos requisitos da missão em andamento. A data oficial de desativação da Unidade permanece 31 de março de 2025.
Estabelecido em 1º de junho de 1955, o VQ-1 desempenhou um papel fundamental no reconhecimento aéreo e na inteligência de sinais por quase sete décadas. Sua desativação reflete a transição da Marinha para modernos sistemas não tripulados que a partir de agora cumprem as missões ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento).
@FFO