Fim de uma era: RNLAF encerra a formação de pilotos de F-16 nos EUA. Equipes da Força Aérea Real Holandesa (RNLAF — Royal Netherlands Air Force ou Koninklijke Luchtmacht – KLu) lotados na Base da Guarda Nacional Aérea de Morris, Arizona, encerram um ciclo de 32 anos dedicados a formação de novos pilotos holandeses junto a 162th Wing da USAF. O encerramento foi marcado no dia 29 de julho, com o último voo de um F-16 da RNLAF na Morris ANGB, feito pelo comandante do dessamento holandês.
O fim de uma era ocorreu com o encerramento do último curso de formação, que incluiu uma viagem de instrução à Naval Air Station Key West, em 27 de abril de 2022, para um treinamento dissimilar de duas semanas, parte do treinamento final dos pilotos do “curso B” da RNLAF. O TDY (Training Dissimilarity), foi sobre a água contra outras aeronaves, algo exigido pelo programa do curso de piloto de caça da Força Aérea Real da Holanda.
“O Arizona desenvolveu um relacionamento duradouro com a Holanda que continuará a fortalecer a interoperabilidade entre os Estados Unidos e nações parceiras estrangeiras em todo o mundo. Esta foi uma parceria que se estende além de qualquer outra testemunhada na história da Guarda Nacional” — Brig. Gen. Jeffrey Butler, Comandante da 162th Wing.
Os holandeses foram os primeiros de uma longa fila de parceiros estrangeiros a treinar na Base Morris ANG, voando uma média de 2.000 horas por ano no F-16 e formando quatro pilotos a cada nove meses como parte do 148th Fighter Squadron (148th FS).
“Fui aluno do 148th FS em 1991”, disse o Tenente-Coronel Joost Luijsterburg, comandante de destacamento da RNLAF. “Isso foi há 31 anos e agora vou fechar esta unidade… É o fim de uma era”. O Ten Cel Luijsterburg já assumiu o comando do destacamento holandês F-35 na Base Aérea de Luke, Arizona, e atua como comandante duplo de ambos os destacamentos. A RNLAF iniciou a transição do F-16 para o F-35.
Os onze F-16 (5 F-16AM 6 F-16BM) que estavam nos EUA com o 148th FS foram vendidos para a Draken International para voar como aeronaves Aggressors para a USAF e parceiros internacionais. As aeronaves envolvidas são: F-16AM: J-004, J-010, J-018, J-019 e J-366
F-16BM: J-064, J-067, J-209, J-210, J-369 e J-882.
A relação de treinamento internacional entre a Guarda Aérea Nacional de Tucson e as RNLAF holandeses é um excelente exemplo de diplomacia eficaz. De fato, a Guarda Nacional instituiu um Programa de Parceria de Estado há mais de 25 anos, que agora inclui 85 parcerias com 93 nações ao redor do mundo. Por meio do SPP, a Guarda Nacional realiza engajamentos militares para militares em apoio aos objetivos de segurança de defesa, mas também alavanca relacionamentos e capacidades de toda a sociedade para facilitar compromissos intercidências abrangendo as esferas militar, governamental, econômica e social.
Em 1985, o 148FS foi redesignado como o 148th Tactical Fighter Training Squadron (148th TFTS) e lotado a 162d Tactical Fighter Training Group (162nd TFTG) no Aeroporto Internacional de Tucson (AZ). O 148th TFTS foi encarregado de treinar pilotos para as forças aéreas estrangeiras e também para a USAF e a Guarda Nacional Aérea. O primeiro país a treinar em Tucson foi a Holanda (KLu), usando uma mistura de F-16 da USAF e até 8 F-16 holandeses.
Em 1991, o esquadrão foi oficialmente encarregado para uma missão de treinamento de F-16 da OTAN, sendo redesignado 148th FS em 15 de março de 1992. Em maio de 1995, com o fim do contrato, todos os Klu F-16 retornaram a Holanda. Um novo contrato com o KLu começou em 2010 novamente com o 148th FS. A primeira turma de cerca de dez pilotos se formou no final de abril de 2011.
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