Filipinas recebe quatro UAS ScanEagle. Os EUA entregaram quatro Unmanned Aerial Systems (UAS) Boeing ScanEagle no valor de Php 200 milhões (US$ 4 milhões) ao ministério da defesa do país, que alocou os drones para a Força Aérea Filipina (PhAF – Philippines Air Force) durante uma cerimônia realizada no dia 13 de outubro na Base Aérea de Clark, situada na cidade de Mabalacat, Pampanga. Essas plataformas ampliarão a capacidade da PhAF de realizar missões inteligência, vigilância, reconhecimento (ISR) e em apoio a ações contraterrorismo, assistência humanitária e esforços missões de resgate em desastres.
O Boeing Insitu ScanEagle é um UAS de pequeno porte para operações de longa duração e baixa altitude, produzido pela Insitu, uma subsidiária da Boeing. Ele possui uma envergadura de 3,1 m; comprimento de 1,5 m e peso máximo de decolagem de 26 kg. É equipado com um motor que lhe confere uma velocidade de cruzeiro média de 50 nós (92 km/h), um alcance de mais de 100 km e autonomia de mais de 18 horas de voo.
Está equipado com câmera eletro-óptica e/ou infravermelha em uma torre giro estabilizada, sistema de comunicações integrado, link de dados criptografado, transponder Mode C, entre outros equipamentos. O pacote inclui um lançador compacto, uma estação de controle único de operador/piloto e um sistema de recuperação autônomo do tipo SkyHook.
As Filipinas são, de longe, o maior destinatário da assistência militar dos EUA na região do Indo-Pacífico. Desde 2015, os Estados Unidos entregaram mais de Php50,6 bilhões (US$ 1,06 bilhão) em aviões, navios, veículos blindados, armas e outros equipamentos militares para as Filipinas.
@CAS