Filipinas recebe mais 10 S-70i Black Hawks. A Força Aérea Filipina (PhAF) recebeu mais 10 helicópteros Sikorsky-70i Black Hawk encomendados da Sikorsky, uma empresa do grupo Lockheed Martin.
A entrega ocorre como fruto do contrato de US$ 620 milhões assinado em 2022 entre ao Departamento de Defesa Nacional das Filipinas e a subsidiária polonesa da Lockheed Martin, a PZL Mielec, para fornecer 32 helicópteros Black Hawk em apoio ao Projeto de Aquisição de Helicópteros Utilitários Adicionais do Departamento de Defesa Nacional do país.
Em junho, o fabricante de defesa entregou 10 unidades, seguidos de mais 10 em dezembro de 2024, que se somaram à frota existente de 15 Black Hawk da PhAF. O restante está programado para entrega os próximos dois anos. Em 2027 a frota será de 47 helicópteros. As Filipinas terá a maior frota de S-70i Black Hawks do mundo, aumentando a frota global de Hawks, dando suporte à interoperabilidade e à uniformidade e é uma importante vantagem de dissuasão e segurança no Indo-Pacífico.
Para garantir serviços de suporte dedicados, a Lockheed estabeleceu um escritório em Manila e nomeou a empresa local Asian Aerospace como revendedora autorizada oficial de peças de reposição e serviços de reparo da Sikorsky para os Black Hawk.
@CAS