Filipinas poderá colocar em serviço UH-1 desativados no ano passado. As empresas estatais turca ASFAT e Filipina PADC (Philippine Aerospace Development Corporation) assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) para manutenção de grande porte nas aeronaves da Força Aérea das Filipinas (PhAF). O documento foi firmado em 27 de abril, durante a Asian Defense and Security (ADAS).
Assinaram o MOU o CEO da ASFAT, Esad Akgün, e pelo Presidente Interino e CEO da PADC, Raymond L Mitra. A partir de agora, começam os estudos para que os serviços de Manutenção, Reparo e Revisão (MRO) possam ser realizados na frota de helicópteros e aeronaves da PhAF.
De acordo com a mídia local, o acordo inclui os alguns helicópteros UH-1 Huey que foram desativados no ano passado, após um acidente fatal.
Em 16 de janeiro de 2021, um helicóptero Huey da 205th Tactical Helicopter Wing caiu na região montanhosa da cidade de Impasugong, província de Bukidnon, matando todos os sete tripulantes. A aeronave estava em missão de reabastecimento das tropas do Exército Filipino que atuavam em combates contra-insurgentes.
Fonte: TurDef
@FFO