Filipinas poderá adquirir até cinco C-130J Super Hércules. A Força Aérea das Filipinas (PhAF) poderá adquirir cerca de cinco novos aviões de carga C-130J Super Hércules em 2022, com objetivo de ampliar a sua frota para operações humanitárias e de suporte a desastres. A informação está sendo amplamente divulgada pela mídia local.
A Câmara dos Deputados das Filipinas teria aprovado uma solicitação de orçamento adicional para a PhAF adquirir os novos aviões como parte do programa de modernização das Forças Armadas das Filipinas (AFP), uma das prioridades do governo Duterte.
Após o endosso do presidente da Câmara, Lord Allan Velasco, o comitê encarregado de alterar o Projeto de Lei de Dotações Gerais de 2022 realinhou o orçamento para contemplar o pagamento inicial dos novos aviões de transporte militares.
Conforme o General Allen Paredes, Comandante da PhAF, a Força Aérea necessita de três aviões de carga para respostas a desastres e transporte de tropas. O vice-presidente Mikee Romero, disse que o ajuste no orçamento faz parte do compromisso da Câmara de fornecer melhores equipamentos para as Forças Armadas.
O presidente do comitê de boa governança e responsabilidade pública da Câmara, Mike Aglipay, que também participou da reunião, disse que os novos aviões resolveria o “problema de décadas de acidentes que custaram centenas de vidas preciosas”, observando que o último acidente do C-130 aconteceu em Sulu há apenas dois meses (leia notícia aqui).
Atualmente a frota de C-130 Hércules da PhAF está composta por quatro aeronaves, sendo um C-130B (3633), dois C-130T (5011 e 5040) e um C-130H (4704), todos operados pelo 222º Esquadrão de Transporte Aéreo, da 220ª Ala de Transporte, com sede na Base Aérea de Mactan-Benito Ebuen, província de Cebu.
@FFO