Filipinas paralisa todos seus caças FA-50PH após acidente fatal. A Força Aérea Filipina (PhAF) anunciou a paralisação das operações dos seus 11 caças FA-50PH após o acidente com uma das aeronaves que levou a morte dos dois tripulantes.
Os destroços do caça, matrícula PhAF 15-002, desaparecido na terça-feira (04/02) foram localizados nas proximidades do Complexo Mount Kalatungan, na província de Bukidnon, após mais de 24 horas de buscas.
O “002” desapareceu dos radares pouco depois da meia-noite de 04 de março, quando seguia para uma missão tática noturna junto com outros FA-50PH. A operação de buscas no terreno montanhoso de Bukidnon envolveu centenas de militares da PAFh, do Exército Filipino, bombeiros locais e voluntários civis.
Em entrevista coletiva, a porta-voz da PhAF, Coronel Ma. Consuelo Castillo, anunciou a localização do jato desaparecido, bem como os corpos dos dois tripulantes. Foi ordenada a paralisação do restante da frota enquanto investigadores determinam o que levou a queda do jato de fabricação sul-coreana.
“Com profundo pesar e tristeza, a Força Aérea anuncia a perda dos dois pilotos a bordo. Estamos comprometidos em fornecer todo o suporte necessário às famílias enlutadas durante este momento difícil”, disse a porta-voz da PhAF.
Em 2012 o governo das Filipinas comprou da Korean Aerospace Industrie (KAI) uma dúzia de caças FA-50PH Fighting Eagle, com as entregas ocorrendo entre 2015 e 2017. Todos os FA-50PH são reunidos no 7º Esquadrão de Caça Tático “Buldogues”, sediado na Base Aérea de Basa, em Pampanga, região metropolitana de Manila.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO