Filipinas estuda aquisição de helicópteros de transporte pesado. A Força Aérea das Filipinas (PAF) está estudando a possibilidade de adquirir novos helicópteros de transporte pesado, como parte dos esforços para aumentar sua frota de asas rotativas. A informação foi publicada em 19 de outubro, no site da Philippine News Agency.
“Há um projeto para adquirir novos helicópteros de transporte pesados, mas isso ainda está sendo trabalhado pelo grupo de estudos técnicos (TWG – Technical Working Groups)”, disse o Tenente-Coronel Maynard Mariano, porta-voz das PAF, sem fornecer mais detalhes.
Relatórios anteriores dão conta de que o helicóptero que poderia estar sendo alvo dos estudos do TWG seria o bimotor Boeing CH-47 Chinook. Conforme a agência PNA, esse vetor está entre os helicópteros de fabricação ocidental com grande capacidade de carga útil, podendo transportar cerca de 10.5 toneladas.
Em 13 de outubro passado, o Secretário do Departamento de Defesa Nacional (DND), Delfin Lorenzana, aceitou formalmente cinco helicópteros utilitários de combate S-70i Black Hawk, durante uma breve cerimônia na Base Aérea de Clark, em Pampanga.
Em seu discurso durante a cerimônia de recebimento dos novos Black Hawk, Lorenzana disse que esses ativos são “cruciais para manter as nossas comunidades e pessoas protegidas contra as ameaças à segurança e em apoio à desastres”.
A Força Aérea das Filipinas tem um pedido de 16 helicópteros S-70i Black Hawk para a fabricante polonesa Polskie Zaklady Lotnicze, em um contrato no valor total de aproximadamente US$ 241 milhões. Os seis primeiros S-70i foram entregues em novembro de 2020, enquanto o segundo lote de cinco foi entregue no mês de junho.O terceiro e último lote está previsto para o final deste ano. Cabe lembrar que um desses Black Hawk foi perdido em um acidente no dia 24 de junho passado, durante um voo de treinamento noturno (leia notícia aqui).
Fonte: PNA