

Filipinas estuda a compra de caças sul-coreanos KF-21 Boramae. O governo das Filipinas está negociando com a indústria sul-coreana Korea Aerospace Industries (KAI) uma possível compra de caças KF-21 Boramae.
Conforme relatado pelo jornal South China Morning Post na segunda-feira (27), as discussões iniciaram logo após a Exposição Internacional Aeroespacial e de Defesa 2025, realizada entre 19 e 23 de outubro na Base Aérea de Seul, em Seongnam. O caça multifuncional KF-21 Boramae foi uma das principais atrações da feira.
Durante o evento, Park Seonhee, gerente sênior de desenvolvimento de negócios internacionais da KAI (Ásia), confirmou ao This Week in Asia que a empresa estava em negociações com as Filipinas sobre novas aquisições potenciais.
“Valorizamos a Força Aérea Filipina, que atualmente opera o nossos FA-50, e recentemente encomendaram unidades adicionais. Estamos comprometidos em apoiá-los no fortalecimento de suas capacidades”, disse Park Seonhee.
A Força Aérea das Filipinas atualmente opera uma frota de 12 caças sul-coreanos KAI FA-50, encomendados em 2014. Mais recentemente, em junho deste ano, Manila assinou um pedido de mais 12 jatos FA-50 adicionais, desta vez na versão mais atualizada do jato.
O novo KF-21 Boramae é um caça de 4.5 geração, projetado para rivalizar com os chineses J-10 e FC-31. A sua entrada em serviço operacional está prevista para o final de 2026. A KAI planeja que o KF-21 seja uma opção acessível para clientes da Ásia, África e Oriente Médio.
O interesse das Filipinas no Boramae destaca o contínuo aprofundamento dos laços de defesa entre Manila e Seul. Este negócio está alinhado com o esforço da Coreia do Sul de se tornar um dos quatro maiores exportadores de defesa do mundo, com a região do sudeste asiático emergindo como um importante mercado
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO