Filipinas está interessada no sul-coreano KAI KF-21. A Força Aérea das Filipinas (PhAF — Philippine Air Force) está considerando o caça multifuncional sul-coreano Korean Aerospace Industries (KAI) KF-21 Boramae, que está em fase de desenvolvimento e ensaio em voo, como um dos possíveis candidatos para seu projeto de caça multifunção (MRF).
O porta-voz da PhAF, Coronel Maynard Mariano, disse que ele é o “mais furtivo que qualquer caça de quarta geração e, está sendo considerada para o projeto MRF. É uma possibilidade, uma vez que o MRF ainda não foi fechado. A PAF acompanha de perto os desenvolvimentos do KF-21, cujo protótipo teve seu primeiro voo em 19 de julho”, completou.
O projeto de caça multifuncional da Força Aérea das Filipinas requer pelo menos 12 unidades de caça de quarta geração capazes de se integrar aos sistemas de radar existentes e com um alcance de pelo menos 250 milhas náuticas. Se financiado, este projeto (MRF) está avaliado em cerca de US$ 1 bilhão. O KF-21 Boramae é projetado para ser um caça furtivo, mas viável em termos financeiros.
O KF-21 Boramae (KF-X) é um programa sul-coreano, com participação indonésia, que visa produzir um caça multifunção avançado para as forças aéreas sul-coreanas e indonésias. A fuselagem é mais furtiva do que qualquer caça de 4ª geração, mas não carrega compartimentos internos de armas como os caças de 5ª geração, embora compartimentos internos possam ser introduzidos mais tarde no desenvolvimento.
O programa é administrado pelo governo sul-coreano, que detém 60% das ações do programa. A Indonésia assumiu uma participação de 20% no programa em 2010, enquanto os 20% restantes são detidos por parceiros privados, incluindo a KAI. Espera-se que a Coreia do Sul tenha o KF-21 até 2026. Seus principais usuários pretendidos são a Força Aérea da República da Coreia e a Força Aérea da Indonésia. As Filipinas poderá ser o terceiro usuário do Boramae.
O KF-21 é o segundo programa nacional de desenvolvimento de caças da Coreia do Sul, depois do FA-50. A PhAF já opera um produto da KAI, na forma de 12 FA-50PH. As entregas da aeronave FA-50PH no país começaram em 2015 e terminaram em 2017. O contrato foi avaliado em cerca de US$ 322 milhões.
@CAS