

Filipinas encomenda 12 novos caças sul-coreanos KAI FA-50PH. A Korea Aerospace Industries (KAI) recebeu um pedido do governo das Filipinas para fornecer 12 novos aeronaves de combate leve FA-50PH que deverão ser entregues até 2030. No valor de US$ 700 milhões, o contrato também inclui o suporte logístico para os jatos.
O pedido foi anunciado nesta quarta-feira (04/06) pela Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul (DAPA). Ele segue o primeiro lote dos jatos FA-50PH encomendado em 2014 pela Força Aérea das Filipinas (PHAF).
“Espera-se que o novo acordo para fornecer aeronaves FA-50 adicionais contribua para a expansão dos intercâmbios militares bilaterais, bem como para estabilizar a segurança no Sudeste Asiático”, disse a DAPA em comunicado.
De acordo com a KAI, os novos FA-50PH terão capacidade de reabastecimento em voo, opção ausente na atual frota da PHAF. Além disso, os novos jatos terão modernos radares ativos de varredura eletrônica (AESA), sistema de controle de fogo Raytheon PhantomStrike, além da integração de avançadas munições ar-ar e ar-solo.
Nos últimos anos, as Filipinas adquiriram diversos sistemas de armas fabricados na Coreia do Sul, incluindo as aeronaves de ataque leve FA-50, Fragatas e Corvetas, o que tornou o país do Sudeste Asiático seu maior parceiro em defesa na região.
Até agora, o KAI FA-50 foi exportado para seis países, incluindo Indonésia, Iraque, Malásia, Polônia e Tailândia.
Fonte: Yonhap News
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO