• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Filipinas deve receber os primeiros TAI T129B neste ano

26 de maio de 2021
Filipinas deve receber os primeiros TAI T129B neste ano (Foto: TAI).

Filipinas deve receber os primeiros TAI T129B neste ano. O secretário de Defesa Nacional das Filipinas, Delfin Lorenzana, revelou no dia 24 de maio que o país encomendou seis helicópteros de ataque turcos TAI T129B ATAK, para a Força Aérea das Filipinas (PhAF). Segundo a agência de notícias Philippine News Agency (PNA), o início das entregas está prevista para o terceiro trimestre deste ano.

Citando Lorenzana, a agência informou que o governo reservou cerca de US$ 286,6 milhões para o programa T129B ATAK, acrescentando que as novas plataformas deverão aprimorar a frota da combate da PhAF, que atualmente utiliza helicópteros de ataque leve MD520MG e AW109E Power nas funções de contra-insurgência e apoio terrestre.

Segundo Janes Defese, este orçamento anunciado para o programa pelo Ministro Lorenzana, seria suficiente para adquirir pelo menos seis helicópteros T129B, além de equipamentos, peças sobressalentes, suporte e treinamento relacionados.

Os comentários de Lorenzana vieram depois que o PhAF anunciou em 22 de maio, que estava enviando pilotos e equipes de manutenção da 15 Strike Wing para treinamento no T129B nas instalações da Turkish Aerospace Industries (TAI), em Ancara, Turquia, entre o final de maio e agosto.

Sem maiores detalhes, a informação surgiu depois que Serdar Demir, Diretor de Marketing e Comunicações da TAI, anunciou em 18 de maio, que o Departamento de Estado dos EUA aprovou recentemente a licença de exportação para os motores LHTEC CTS800-4A, produzidos em território americano e que equipam os T129B. Isso aconteceu depois que o Gerente Geral da TAI, Temel Kotil, disse ao canal de notícias CNN Türk, em abril, que a produção dos helicópteros filipinos começaria “nos próximos meses”.

Até agora, mais de 60 helicópteros ATAK foram entregues às Forças Armadas Turcas, Polícia (TSK) e Gendarmaria. Fizemos contratos de exportação para o Paquistão e Filipinas. Atualmente, aguarda-se a aprovação do Congresso dos EUA para exportação para o Paquistão, e estamos trabalhando para isso. As aprovações para as Filipinas foram concluídas. Pela primeira vez o helicóptero ATAK será exportado para o exterior“, disse Demir em seu anúncio.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login