Filipinas deve receber os primeiros helicópteros T129 ATAK em dezembro. O comandante da Força Aérea das Filipinas (PhAF), Tenente-general Allen Paredes, informou em 23 de novembro, que o primeiro lote de seis helicópteros de ataque T129 ATAK, fabricados pela Turkish Aerospace Industries (TAI), deverá chegar no próximo mês de dezembro.
Em julho do ano passado, o governo da Indonésia assinou um contrato com a TAI no valor aproximado de US$ 270 milhões para a aquisição de seis T129B ATAK. Eles serão usados para aprimorar a frota da combate da PhAF, que atualmente utiliza helicópteros de ataque leve MD520MG e AW109E Power nas funções de contra-insurgência e apoio terrestre.
Em 18 de maio, noticiamos que o Departamento de Estado dos EUA aprovou a exportação dos motores LHTEC CTS800-4A, produzidos em território norte-americano, e que equipam os T129B. Os motores LHTEC são desenvolvidos através de uma parceria entre a americana Honeywell e a britânica Rolls Royce.
Baseado na plataforma Agusta A129 Mangusta, o helicóptero bimotor de ataque TAI T129 ATAK, equipado com assentos em tandem, pode operar em quaisquer condições meteorológicas, sendo projetado para missões avançadas de ataque e reconhecimento, em terrenos acidentados, e regiões quentes e elevadas.
Fonte: PNA
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO