

Filipinas confirma a compra dos Super Tucanos. Como já havíamos anunciado em 31 de dezembro de 2024, a Philipines Air Force (PhAF) havia adquirido mais seis aeronaves Super Tucano, porém somente quase um ano depois, o acordo é confirmado publicamente pelas Filipinas.
As Forças Armadas das Filipinas confirmaram a compra de seis novos aviões A-29B Super Tucano, fabricados pela Embraer, ampliando para 12 o total de unidades do modelo no país. O contrato — que foi firmado em 27/12/2024, está estimado em 6,59 bilhões de pesos filipinos, cerca de US$ 112 milhões (R$ 596 milhões).
Em março de 2021, a PhAF já vinha dando sinais que iriam ampliar sua frota de A-29, podendo chegar a mais 18 unidades. É provável que esta compra de seis, seja um desdobramento das negociações que vinham ocorrendo desde 2021 e possam ter opções para outros A-29.
Trata-se de um pedido adicional, cujas entregas deverão ocorrer em 2026. A PhAF já opera seis aeronaves A-29B, adquiridas em novembro de 2017. Os Seis A-29B chegaram às Filipinas em 19 de setembro de 2020, após um longo translado desde o Brasil. Os A-29B, matriculados de 1901 a 1906, estão alocados ao 16º Esquadrão de Ataque — “Eagles”, sediado na Base Aérea Danielo Atienza (RPLS) em Cavite, a sudoeste da Capital Manila.

As aeronaves serão equipadas com capacidades aprimoradas para realizar missões como interdição aérea, apoio aéreo tático, patrulha marítima, ataque marítimo e outras operações de defesa territorial. A aquisição ocorre após a retirada de operação das últimas aeronaves OV-10 Bronco e dos helicópteros AH-1S Cobra, desativados em cerimônia realizada em 28 de dezembro de 2024 na Base Aérea Major Danilo Atienza, em Cavite. Os Broncos operavam desde 1991 e tiveram papel relevante em missões de contrainsurgência. Segundo a Força Aérea Filipina (PAF), “o OV-10 realizou 88 ataques aéreos durante a Batalha de Marawi”, fornecendo apoio direto às tropas terrestres.
A informação veio a tona após a porta-voz das Forças Armadas das Filipinas, Coronel Francel Margareth Padilla, fazer uma declaração após Senador Raffy Tulfo, durante os debates plenários de 28 de novembro sobre o orçamento do Departamento de Defesa Nacional (DND), questionar a compra adicional de aeronaves turboélice de ataque leve para combate à insurgência. Ela confirmou a compra de seis novos A-29B para a PhAF.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS