A empresa PTDI – PT Dirgantara Indonesia (Persero) deverá fornecer em breve, mais dois NC212i para a Força Aérea das Filipinas (PAF – Philippine Air Force), complementando as duas primeiras aeronaves adquiridas em 2018 para o 223 Airlift Squadron.
Em entrevista à imprensa local, o Sr. Ade Yuyu Wahyuna, Diretor Comercial da PTDI, informou que as PAF necessitarão de até oito unidades do bimotor NC212i. As duas primeiras unidades foram entregues em 2018, e as próximas duas deverão ser adquiridas formalmente no início de 2021. A assinatura deste contrato deveria ocorrer ainda em 2020, mas foi postergada por conta da Pandemia do Covid-19.
“No próximo ano, se Deus quiser, as Filipinas deverão aquirir mais duas unidades do NC212, complementando os dois entregues anteriormente. Inicialmente eles estavam certos que fariam o pedido neste ano, mas devido a pandemia, alteraram para 2021. Estamos trabalhando com os oficiais filipinos para fechar a configuração das novas aeronaves”, disse Wahyuna, à mídia local.
O bimotor de transporte leve NC212i é uma versão atualizada e modernizada do espanhol Airbus/CASA C-212-400, produzido sob licença na Indonésia. Além do NC212, a PTDI produz o CN235, tendo recentemente vendido uma unidade de Patrulha Marítima (MPA) para a Armée de l’Air Sénégalaise, ou Força Aérea do Senegal.
@FFO