Filipinas comissiona os últimos S-70i Black Hawk recebidos do fabricante. A Força Aérea das Filipinas (PhAF) concluiu a aceitação formal do terceiro e último lote de helicópteros Sikorsky S-70i Black Hawk produzidos pela PZL Mielec, subsidiária polonesa da Lockheed Martin. Uma cerimônia presidida pelo Secretário de Defesa, Delfin Lorenzana, foi realizada em 03 de dezembro, na Base Aérea de Clark, onde foram oficialmente aceitos os Black Hawk.
O último lote, com cinco Sikorsky S-70i Black Hawk, chegou em 10 de novembro, na Base Aérea de Clark, norte de Manila, a bordo de um cargueiro An-124 Ruslan da Antonov Airlines, em voo originado na Polônia, com uma escala técnica nos Emirados Árabes Unidos. Após a montagem os novos S-70i foram incorporados pela 205th Tactical Helicopter Wing (205th THW), de Clark AFB.
Em 2019 o Governo da Filipinas assinou um contrato com a PZL Mielec, no valor aproximado de US$ 270 milhões, envolvendo a aquisição de 16 novos helicópteros S-70i Black Hawk. Essas aeronaves substituíram os antigos Bell UH-1D/H, sob o Programa Horizon 2 (CUH), parte do Revised Armed Forces of the Philippines Modernization Program (RAFPMP).
O primeiro lote, com seis unidades, chegou em novembro do ano passado. Por sua vez, a segunda remessa, com cinco helicópteros, chegou em junho deste ano. O Departamento de Defesa Nacional das Filipinas anunciou em 04 de fevereiro, que foi dada a luz verde para a aquisição de um novo lote com 15 S-70i.
@FFO