Filipinas adquire dois ATR72 LRPA de patrulha marítima. As Filipinas confirmaram a assinatura de um contrato com a Elbit Systems envolvendo a aquisição de duas Aeronaves de Patrulha de Longo Alcance (LRPA). Isso esclarece a recente nota da Elbit sobre a conversão de dois bimotores ATR72-600 LRPA para um cliente não identificado na região Ásia-Pacífico.
Um porta-voz do Departamento de Defesa Nacional das Forças Armadas das Filipinas (DND-AFP) disse a Janes que o contrato cobre o fornecimento e entrega de duas aeronaves de patrulha a um custo total de PHP 5,97 bilhões (US$ 109,31 milhões). “Espera-se que o contrato seja concluído em 2026”, disse o porta-voz do DND-AFP.
O contrato foi assinado entre a DND-AFP, a Diretoria de Cooperação em Defesa Internacional do Ministério da Defesa de Israel (IMOD-SIBAT) e a Elbit Systems. Em uma declaração em 10 de julho, Elbit disse que os dois LRPA serão baseados no Leonardo ATR 72-600.
O DND-AFP não fornece detalhes sobre a configuração dos sistemas que irão equipar as aeronaves, citando motivos de segurança nacional. Conforme noticiamos em 10 de julho, A Elbit Systems irá equipar os dois ATR72-600 LRPA com um conjunto de missão, que inclui um Sistema de Gerenciamento (MMS), Sensores Eletro-Ópticos (EO), radar, equipamentos SIGINT (Inteligência de Sinais) e de comunicação, entre outros.
A Força Aérea Filipina (PhAF) externou suas necessidades de obter vetores LRPA, cujos requisitos incluíam consoles multifuncionais, sistema tático aerotransportado, torre EO/infravermelha (EO/IR) integrada, sensores de inteligência eletrônica (ELINT), inteligência de comunicações (COMINT) e um detector de anomalia magnética (MAD).
Atualmente a Itália, Paquistão e a Turquia possuem ATR72 convertidos em vetores de Patrulha Marítima. Mais recentemente a Malásia também encomendou duas aeronaves do modelo para esse tipo de missão.
@FFO