FIDAE 2022: ENAER e DTS apresentarão o Pillan II. A Empresa Nacional de Aeronáutica (ENAER), empresa autônoma do Estado do Chile, e sua subsidiária DTS (Desenvolvimento de Tecnologias e Sistemas) estão participando da FIDAE 2022, e uma de suas atrações será a apresentação dos resultados do projeto Pillan II. O projeto sucessor do T-35 Pillan completou sua etapa conceitual, passando a estar apto para iniciar as etapas de engenharia preliminar e engenharia detalhada e posteriormente de confecção do primeiro protótipo.
Durante a Feira, às duas empresas vão expor os subsistemas periféricos que compõem o Pillan II, incluindo o Flight Simulation (SIM), composto por cabine de comando, posto de instrutor e sistema visual de realidade mista, que permite a instrução de procedimentos e prática de missões planejadas. Esta será uma ferramenta para treinar pilotos militares sob regras de voo visual.
Esta aeronave é concebida como uma versão evoluída do T-35 Pillan em uso pela Força Aérea do Chile (FACH). É monomotor, dois lugares em configuração tandem. A cabine é como um avião de caça, equipada com aviônicos de última geração, que permite o voo IFR, novo design de asa, triciclo retrátil e sistema de ar condicionado. Tem a opção de incorporar sistemas de vigilância diurna e noturna, com transmissão ao solo em tempo real.
O projeto do Pillan II permitirá a implementação de engenharia e tecnologia aeronáutica de ponta na indústria nacional chilena, além de reativar as capacidades de produção aeronáutica atualmente disponíveis na ENAER e em outras empresas do país, retomando assim, após 8 anos, a fabricação de aeronaves no Chile.
@CAS