

Festival de Aviação Uruguaio é um sucesso. O sucesso surpreendente do Festival Aeronáutico Uruguaio, realizado nos dias 13 a 14 de setembro, contou com a participação da Fuerza Aérea Uruguaya (FAU) e da Aviação Naval.
As quase 7.000 pessoas (mais de 4.000 pagantes) que compareceram ao Festival Aero Flórida/Primer Expo Aeronautica Florida 2025, organizado pelo aeroclube local, na pequena cidade de mesmo nome no sul do Uruguai, apresentam possibilidades inéditas para esse tipo de evento, cada vez mais popular no país.

Embora a lendária aeronave do museu da FAU, o North American T-6 FAU 366, não tenha podido comparecer devido a problemas técnicos, a aeronave Leonardo SF-260 da Escola Militar de Aeronáutica (Pando) compareceu.

Também foram realizados sobrevoos por instrutores Pilatus PC-7 do Esquadrão de Voo Avançado, um helicóptero Bell OH-58 da Aviação Naval e algumas unidades da Diretoria de Aviação da Polícia Nacional, além de inúmeras aeronaves agrícolas, de treinamento e acrobáticas, além de drones, tanto estáticos quanto em voo.

Diversas conferências foram realizadas em paralelo, incluindo algumas sobre aviação agrícola, meteorologia aeronáutica e a queda do FH-227 FAU 571 em 1972 nos Andes, além de apresentações da Banda da Força Aérea Uruguaia.
O sucesso do evento representa desafios talvez inesperados para futuras edições, com perspectivas comerciais, inclusive no que diz respeito à presença de expositores da indústria aeronáutica.

TEXTO Javier Bonilla.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS