FC-31: China conclui o teste estático crucial. O protótipo do caça stealth Chinês Shenyang FC-31 Gyrfalcon, que foi exibido ao público no final de junho no Aviation Expo Park da Shenyang Aircraft Corporation (SAC), concluiu com sucesso os testes estáticos, uma etapa crucial para verificar a integridade estrutural da aeronave sob condições extremas.
A informação foi confirmada pela China Central Television (CCTV) em uma matéria sobre a empresa chinesa e suas capacidades tecnológicas. Várias peças, componentes e partes da aeronave receberam uma pressão extrema durante o teste estático, que irá ajudar os desenvolvedores a coletar dados importantes para as próximas fases do desenvolvimento, informou a CCTV.
O teste estático é considerado crucial para o desenvolvimento da aeronave, pois simula no solo as forças e a carga que a aeronave suportaria em voo e em manobras de combate. Ele examina se a integridade estrutural da aeronave está de acordo com os requisitos e marca os limites estremos que ela poderá suportar em termos de carga G. Com o teste estático concluído, o projeto FC-31 pode seguir para uma nova etapa.
O relatório do CCTV não revelou quando os testes estáticos de fato foram realizados. É provável que tenham ocorrido antes da exibição. Se olharmos fotos da aeronave FC-31 que vinha sendo exibida desde Zhuhai Airshow 2014 com matrícula 31001, veremos que a aeronave exibida este ano não é a mesma. O design da cauda é diferente e representa a versão exibida no Zhuhai Airshow 2018. O FC-31 vem passando por muitas mudanças nos últimos anos, e informações vinda da mídia chinesa dão conta que a versão ais recente do FC-31, já absorvendo os resultados de testes e modificações anteriores irá fazer seu primeiro voo de teste em breve.
No início de junho, uma foto mostrando um modelo em escala real do FC-31 foi visto em um mock-up de porta-aviões, supostamente usado para avaliar o desenvolvimento de um novo navio aeródromo do país, o que indica que há planos para “navalizar” os FC-31.
@CAS