• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

FAV abate Hawker 800 americano

9 de julho de 2020
Foto do Hawker 800 abatido pela FAV (Foto: CEOFANB).

O Comando Operacional Estratégico das Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (CEOFANB – Comando Estratégico Operacional de la Fuerza Armada Nacional Bolivariana) informou em sua página e redes sociais que, próximo a meia-noite de 7 de julho de 2020, ordenou a derrubada de um jato privado de matrícula americana. O Beechcraft Hawker 800 N339AV (c/n 258255), fabricado em 1994 e com capacidade para 17 pessoas, pertencia, segundo a FAA, a empresa de leasing KMW FLIGHT LLC e estava locado a um operador particular não informado.

De acordo com o site Flightradar, seu último voo registrado teria ocorrido no dia 7 de julho de 2020 no México, entre Toluca – próximo a capital Cidade do México e a ilha de Cozumel, no Caribe, situada na região de Cancún. Sua decolagem de Toluca teria ocorrido as 14:04h.

Segundo dados da CEOFANB, a aeronave transportava drogas de narcotraficantes de cateis mexicanos e americanos e, após entrar em espaço aéreo venezuelano, sem autorização, e, não responder as medidas de policiamento, o CODAI (Comando de Defensa Aeroespacial Integral) foi autorizado a proceder o abate empregado um caça da Força Aérea Venezuelana (FAV) que estava em alerta.

“O Ceofanb relata que o @CODAI_FANB, detectou à meia-noite de 7 de julho a entrada de uma nano-aeronave com registro nos EUA no nosso espaço aéreo e, uma vez aplicado o protocolo de verificação, foi neutralizado com aeronaves da nossa Aviação Militar”, é a mensagem divulgada pela Comando estratégico da FANB em sua rede social, e, também, no seu site oficial.

Post feito pelo comandante do CEOFANB em sua rede social, com fotos do N339AV já derrubado (viaTwitter).

Não foram passados mais detalhes, apenas que o N339AV caiu na região de Zulia, noroeste do país, área coberta pela Base Aérea de Barquisimeto (SVBM), sede do Grupo Aéreo de Caça 12 equipado com os Hongdu K-8VV e da Base Aérea de Maracaibo (SVMC), que também possui uma unidade de K-8VV vinculada ao Grupo Aéreo de Operações Especiais 15.

No entanto, a FAV não confirmou que aeronave foi usada e, se o Hawker, foi abatido com tiros de canhão ou míssil IR. Com isto, além do K-8 podem ter sido usadas aeronaves F-16A/B ou Su-30MKV.

Em 2013, o presidente venezuelano Nicolas Maduro assinou uma lei que autoriza a derrubada de aeronaves que entram ilegalmente no espaço aéreo do país e, desde então, o CEOFANB tem intensificado suas mensagens de determinação em combater o narcotráfico, avisando que não hesitarão em abater aeronaves a serviço do narcotráfico. De 2013 para cá, várias aeronaves já foram abatidas.

O Hawker 800 N339AV que foi abatido dia 7 de julho pela FAV (Foto: Flight Aware).

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login