FAU leva vacinas para Antártida. No último dia 13 de abril, o Lockheed KC-130H Hercules, operado pelo Esquadrão Aéreo N°3 (Transporte) da Força Aérea Uruguaia (FAU), realizou o terceiro voo logístico em apoio ao Instituto Antártico Uruguaio (IAU) na campanha 2020-2021. A aeronave, matrícula FAU 595, decolou da Brigada Aérea I (Carrasco), em Montevidéu, para um voo direto, sem escalas, até a Base Aérea Chilena, na Ilha Rei George, no arquipélago das Shetland do Sul, Antártica.
A bordo do KC-130 uruguaio seguiram alimentos frescos, cargas logísticas e vacinas contra COVID-19 da base IAU em Montevidéu, para que os pesquisadores e militares da Estação possam enfrentar o rigoroso inverno antártico. No mesmo voo estavam carga e víveres destinados à base antártica da República da Coréia do Sul.
No voo de retorno, foi realizada uma escala técnica para reabastecimento no Aeroporto de Punta Arenas, Chile. Como de costume nos voos de (ou para) o Continente Antártico, pesquisadores e militares estrangeiros foram transportados pelo KC-130H da FAU. Entre eles estavam cidadãos búlgaros e chilenos, além de nove uruguaios que regressaram ao país depois de terem prestado seus serviços na Base Artigas.
O FAU 595 pousou de volta em Montevidéu na madrugada de quarta-feira (14/04), concluindo a missão após quase 15 horas de voo. Os KC-130 da FAU tem sido constantemente utilizados em
@FFO