FAU encerrou a sua participação na missão da ONU no Congo. A Força Aérea Uruguaia (FAU) encerrou a sua participação na Missão das Nações Unidas para a Estabilização na República Democrática do Congo (MONUSCO). Em 10/05, o último Bell 212 da FAU (matrícula 032) deixou o país africano a bordo de um C-130B Hércules da Força Aérea de Bangladesh.
Desde 2003 o Uruguai apoiava as Nações Unidas na MONUSCO, mantendo um contingente militar destacado no Congo. Em 2010, foi ativada a URUAVU (Unidade de Aviação do Uruguai) na República Democrática do Congo, com o Esquadrão Aéreo Nº 5 (Helicópteros) mantendo dois Bell 212 destacados no Aeroporto de Kavumu em apoio as operações aéreas.
As tarefas realizadas pelos Bell 212 da URUAVU cumpriam missões de reconhecimento, busca e salvamento, CASEVAC (Evacuação de Vítimas) e MEDEVAC/EVAM (Evacuações Aeromédicas), transporte de cargas, passageiros e autoridades, carga externa, entre outros.
Cerca de 14 mil militares e dois mil policiais de diversas nacionalidades compunham a MONUSCO. O Uruguai mantinha pouco mais de 800 capacetes azuis na missão de paz da RDC, atuando principalmente em operações de proteção e segurança da população civil.
@FFO