FARA: Sikorsky espera receber ainda neste mês o motor GE T901 para seu Raider X. O futuro helicóptero Sikorsky Raider X está 98% concluído. A informação foi divulgada em 03/10 pelo presidente da Sikorsky, Paul Lemmo, durante uma entrevista coletiva onde forneceu detalhes sobre o projeto do grupo Lockheed Martin para a concorrer ao Future Attack Reconnaissance Aircraft (FARA) do Exército dos Estados Unidos (US Army).
De acordo com Lemmo, a empresa aguarda apenas o motor General Electric T901 ITEP (Improved Engine Turbine Program), que deverá chegar no final deste mês de outubro. “Mantemos comunicação frequente com a GE e, obviamente, com o escritório do programa FARA do Exército; esses diálogos acontecem continuamente e todos os sinais apontam que devemos receber o motor aqui em outubro. Assim que recebermos, iniciaremos imediatamente o processo de instalação e testes em solo e, eventualmente, os testes de voo”, disse o Executivo.
As palavras de Lemmo vem depois que o US Army divulgou que recebeu da GE o primeiro motor T901 ITEP para testes. “O governo aceitou o primeiro motor para testes em voo (FT) T901 da General Electric Aerospace (GE), com a segunda unidade atualmente passando pelo processo de aceitação”, informou o Exército em comunicado.
Uma das exigências do Exército Americano na licitação pelo FARA, é que os projetos concorrentes, no caso o Sikorsky Raider X e o Bell 360 Invictus, utilizem o mesmo modelo de motor, o GE T901 ITEP de 3.000 shp de potência.
Em antecipação ao primeiro voo do Raider X, a Sikorsky tem expandido o envelope de voo do protótipo demonstrador da tecnologia S-97, disse Lemmo. Essa aeronave demonstradora já voou mais de 136 horas, com os testes mais recentes focados na expansão do envelope de voo em altas velocidades.
“Esses voos de testes críticos nos permitem projetar o futuro Raider X mais leve, dando-nos mais confiança em nossas ferramentas de projeto, reduzindo, em última análise, o risco para o operador, no caso o Exército”, disse Lemmo.
A Sikorsky construiu uma segunda fuselagem do Raider X que servirá para testes estáticos de fadiga. Embora os testes tenham sido concluídos e a fuselagem armazenada, ela poderá ser usada para montar o segundo Raider X se a empresa considerar necessário. A Sikorsky planeja que o voo inaugural do Raider X ocorra antes do quarto trimestre de 2024, disse Lemmo.
O FARA busca preencher a lacuna de capacidade para missões de reconhecimento e ataque após a aposentadoria do Bell OH-58 Kiowa Warrior, bem como substituir uma significativa parte da atual frota de helicópteros de ataque AH-64E Apache do Exército Americano. Os projetos finalistas que concorrem pelo FARA são o Sikorsky Raider X e o Bell 360 Invictus.
@FFO