Em 15 de novembro, o Destacamento da Força Aérea Portuguesa (FAP) deslocado no Mali, recebeu no Aeroporto Internacional Presidente Modibo Keita-Senou, em Bamako, capital do país, o Airbus C-295M, matrícula FAP 16701, com as marcas das Nações Unidas. Pertencente à Esquadra 502 “Elefantes”, a aeronave substituirá o FAP 16702, que está na África desde julho, e regressará para Portugal.
As aeronaves de transporte prestam apoio logístico ao contingente português que atua na missão de estabilização das Nações Unidas no Mali (MINUSMA – Multidimensional Integrated Stabilization Mission in Mali). O destacamento da Força Aérea Portuguesa, integra os ‘capacetes azuis’ das Nações Unidas no Mali desde 15 de julho passado, e é composto por 63 militares e uma aeronave de transporte C-295M.
A MINUSMA – Missão Multinacional Integrada de Estabilização das Nações Unidas – é uma ação de manutenção da paz criada em 25 de abril de 2013, com o objetivo de estabilizar o Mali, após ataques realizados por insurgentes tuaregues em 2012, e que já causaram milhares de vítimas. A missão da ONU no país é apoiada por cerca de 12 mil militares e aeronaves oriundos das forças armadas da Dinamarca, Bélgica, Noruega e Portugal.
@FFO