O primeiro Kodiak 100 nas cores da Forca Aérea Nacional de Angola (FANA) foi visto no dia 23 de junho de 2020, no aeroporto de Mönchengladbach, Alemanha. A aeronave estava com o prefixo civil alemão (D-FSST), a pintura completa da FANA e com os títulos Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) na cauda.
O CISP foi criado pelo Governo de Angola em dezembro de 2019, para atuar na gestão de informações e na coordenação das operações entre os diferentes órgãos de segurança pública e social do país. O projeto contempla a instalação de centenas e câmeras de segurança na capital Luanda, onde está o edifício sede do órgão. Segundo a agência de notícias estatal ANGOP, o projeto é financiado por uma linha de crédito chinesa, e contempla a instalação de centros de controle em outras províncias, a aquisição de veículos de comando e comunicação, além de aeronaves de patrulha fronteiriça.
O Kodiak 100 da FANA/CISP que foi flagrado pelo fotógrafo alemão Michael Stappen, tem número de série 100-0252. Até junho de 2018 ele voava para um operador privado dos Estados Unidos e, em outubro de 2019, foi visto no aeródromo Bonn/Hangelar, Alemanha, operando para a empresa SST Flugtechnik em missões de aerolevantamento cartográfico.
O Quest Kodiak K-100 tem capacidade para 10 passageiros ou 1.603 kg de carga útil, um peso máximo de decolagem de 3.290 kg e alcance de 2.072 km (1.119 nm). É equipado com um motor turboélice Pratt&Whitney PT-6A–34 (750 shp), que garante uma velocidade de cruzeiro 315 km/h (170 nós). A aeronave tem a capacidade STOL (Short Takeoff and Landing ou pousos e decolagens curtas), ideal para pistas não preparadas.
@FFO